Faaca-Mombojó
Eu não acredito
Em tudo que eu mais quero
Mas vivo a sonhar
com você a me beijar
E essa dor que sara
Faz viver e acordar pra mim
Eu quero ver você dançar
Em cima de uma faca molhada de sangue
Enfiada no meu coração
Eu não consigo mais viver sem ter, poder retalhar não sei
Eu te levo e trago e não passo e está tudo bem, tá tudo bem
Se eu desmonto e disfarço é porque você não vem, você não vem
Mas se eu meço e renovo é porque eu te quero bem, te quero bem
Eu tenho alucinação pura nesta música!Ela é riquíssima em detalhes...tanto na letra quanto nos instrumentos.
Devo confessar que a voz do vocalista Felipe Souza não é trabalhada e cheia de arranjos.. é uma voz VERDADEIRA, uma voz nossa... é marcada pela simplicidade e marasmo. Quanto aos instrumentais representa a mistura de confusão e desespero interno! Notem que no refrão a música dá uma "quietada"... fica suave... é por que nessa parte gera a condição de vítima "QUERO VER VOCÊ DANÇAR EM CIMA DE UMA FACA MOLHADA DE SANGUE".
Mas vamos por parte:
obs: A pessoa A será a que está cantando, a pessoa B será a pessoa que recebe a música.
Essa música ao meu ver, caracteriza uma pessoa que teve um relacionamento com outra, amou muito, pisou muito e que infelizmente não teve condição de dar continuidade. E fica numa luta interna de querer a pessoa ao lado mas ao mesmo tempo fica o sentimento de descrença.
"Eu não acredito
Em tudo que eu mais quero" - Mesmo a pessoa A desejando fortemente a pessoa B ela não acredita num futuro juntos.E é frisado que é o que o que ela mais quer.
"Mas vivo a sonhar
com você a me beijar
E essa dor que sara
Faz viver e acordar pra mim" - Os sonhos de uma certa forma alimenta cada dias mais o sentimento guardado. A pessoa A sonha com os beijos um dia ganhado e com isso a dor sara e faz ela viver e acordar para a realidade: Ela não está com a pessoa B que é a que ela mais ama.
"Eu quero ver você dançar
Em cima de uma faca molhada de sangue
Enfiada no meu coração" - Essa é a parte mais metafórica. No meu ponto de vista, a pessoa A não quis dar chance alguma ao amor, o motivo seria a descrença de que poderia dar certo. Portanto, a pessoa B nutria uma reconciliação e tentou tê-la de todas as formas e sofreu por isso. É por isso que a pessoa A canta esse refrão, é como se dissesse: "Mesmo que eu tenha te feito sofrer com a minha escolha eu quero ver se você tem coragem de rir da desgraça e infelicidade que tenho passado. Estou com uma faca no meu peito, quero ver se você tem coragem de rir disso".
A dança significa comemoração, ou seja, a pessoa A sabe que mesmo a pessoa B tendo raiva dela não teria coragem de rir ou achar bom vê-la sofrer.
"Cada passo falso que eu disfarço e não posso mais ser seu"- A pessoa A segue sua vida mesmo sabendo que a opção de viver sem a pessoa B é um passo falso, por que não consegue ser ela mesma sem a outra.
"Eu não consigo mais viver sem ter, poder retalhar não sei"- A pessoa A não consegue viver sem a pessoa B. Ela está com uma faca no peito, ou seja, ela vive com as lembranças e as palavras da pessoa B e isso maquina na mente o tempo todo.Será que é bom retalhar isso?
"Eu te levo e trago e não passo e está tudo bem, tá tudo bem" - A luta pelo o esquecimento é constante. Nos pensamentos a pessoa A leva e trás a pessoa B o tempo todo. Mas o que é necessário fazer ela não consegue, que é passar adiante. Nesse momento ela se auto-consola "está tudo bem... tá tudo bem..."
"Se eu desmonto e disfarço é porque você não vem, você não vem" - A palavra desmontar me lembra quando choramos até perder as forças... Sabe aquele choro que vem da alma?Sabe aquele choro que só nós mesmo vemos? é isso...Mas quando a pessoa A vê a pessoa B ela disfarça, não quer mostrar o quanto está fraca... e ela fica assim por que a falta da pessoa B é enorme.
"Mas se eu meço e renovo é porque eu te quero bem, te quero bem"- A pessoa A sabe que a pessoa B não quer vê-la com a faca enfiada no peito, então ela arquiteta sua reabilitação diária, ela se renova dia a dia... por que sabe que no fundo do coração a pessoa B não quer o mal a ela. Seria aí um agrado mútuo "Eu estou bem por que quero ver você ficando bem em me ver bem."
Eu amo essa música. É simplesmente perfeita.Simplesmente maravilhosa.Retrata a mente e o coração de uma pessoa que desafia o esquecimento diário de um amor. É uma súplica de saudade, de dor, de vontade de estar junto... é uma luta interna por saber que não dá certo ficar junto, que a história acabou e que tudo foi esgotado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário